O MELHOR EXERCÍCIO É AQUELE QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER!
O MELHOR EXERCÍCIO NÃO É AQUELE QUE QUEIMA MAIS CALORIAS, MAS AQUELE QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER!
Entrevista com Nuno Cobra Jr., Educador físico, coach em treinamento integral e qualidade de vida.
Nuno vai na contramão da tendência atual e questiona:
- O que vale mais? Ser magro e musculoso a qualquer preço? Ou saúde e bem-estar?
- Por que a maioria das pessoas não encontra motivação na atividade física?
- Como a “indústria do corpo” se tornou uma aliada da obesidade e do sedentarismo, por mais paradoxal que isso possa parecer?
Ele é contra uma inversão de valores. Chegamos a 2 extremos: o modelo de beleza ligado à anorexia (perseguição incessável da magreza) ou à vigorexia (compulsão por treinamento e obsessão pelo crescimento muscular). A eterna insatisfação com o próprio corpo se torna mais um fator de estresse, aumento da ansiedade e aumento dos casos de depressão.
Na opinião de Nuno, os 2 principais focos motivacionais da indústria do Fitness – a estética e a perda de peso – mais atrapalham do que ajudam a combater o sedentarismo, pois transformam a atividade física numa obrigação, como se fosse uma “pílula intragável” para termos saúde, beleza e magreza.
Com base em 12 anos de pesquisa, ele diz que a consequência mais comum ao adotar esta estratégia do “no pain, no gain” (“sem dor, sem ganho”) é uma lesão ou a desistência da atividade física, não colaborando para a adesão do aluno.
Além de desmotivar a maioria das pessoas, o modelo atual da alta intensidade implica em diversos efeitos colaterais, como aumento dos radicais livres, envelhecimento precoce, riscos cardíacos, lesões ortopédicas, aumento de hormônios ligados ao estresse e um efeito depressor sobre o sistema imunológico. Não significa que esse tipo de treinamento seja contraindicado para todos e não possa absolutamente ser realizado. Mas é preciso se passar por uma avaliação e esses problemas potenciais precisam de acompanhamento de profissional qualificado que tome as medidas necessárias para contrabalançá-los. O HIIT (Treinamento intervalado de alta intensidade), por exemplo, não é indicado para quem está acima do peso, devido à sobrecarga das articulações e ao risco cardiovascular.
Nuno levanta a bandeira do “treinamento integral”, que une corpo, mente, emoção e espírito. Uma atividade física que seja equilibrada, lúdica e prazerosa, que contemple todos os tipos físicos e respeite os limites corporais de cada um, priorizando a saúde como o objetivo, onde a estética é consequência. Ele aposta nessa “contracultura” do treinamento físico, com base no fato que a maior motivação em relação à mudança de hábitos está ligada ao prazer.
👉 Vale refletir? Escolher algo que nos dê prazer nos permite manter o hábito a longo prazo… e os benefícios vêm. 😉 Escolher o “ideal padrão” pode significar nossa desistência no curto prazo! 🤔
💡 Dica
Ficou curioso(a) para conhecer o livro de Nuno Cobra Jr.
“O Músculo da Alma: a chave para sabedoria corporal”?
Está disponível como ebook (livro digital). Confira: https://go.almadocorpo.com.br/omusculodaalma
O livro de Nuno Cobra Jr. “O Músculo da Alma: a chave para sabedoria corporal” está disponível como ebook (livro digital) na Amazon.
Inclusive, se você contratar o Kindle, tem acesso gratuitamente a esse ebook.
Vale a pena conferir! 😉
Confira esse post também …
… no YouTube
… no Instagram
… no Facebook
… no Soundcloud
…no Daily Motion
Curta! Compartilhe! Leve essa mensagem a mais pessoas que, como você, buscam alcançar mais saúde e bem-estar através de um caminho natural e harmônico. 😉🤗
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários