Menopausa sob controle – Dá-lhe alimentação saudável e atividade física !!!

Menopausa sob controle – Dá-lhe alimentação saudável e atividade física !!!

Pesquisas têm trazido cada vez mais evidências de que a dieta e a atividade física têm papel importante na prevenção de problemas relacionados à menopausa.

1) Um estudo da Universidade de Massachusetts e da Universidade Harvard, ambas nos Estados Unidos, indica a proteína de origem vegetal como possível aliada contra a menopausa precoce. 2 041 mulheres foram avaliadas entre 1991 e 2001. Quando 6,5% das calorias ingeridas pelas mulheres vinham de proteínas de origem vegetal (leguminosas, como feijões, soja, lentilha, grão de bico, ervilha, vagens, quinoa…), a probabilidade de elas passarem pelo incômodo cedo demais era 16% menor. Numa dieta de 2 mil calorias por dia, isso equivale a 3 ou 4 porções (32,5 gramas) desses alimentos.

2) Um estudo feito com brasileiras, publicado no Menopause, periódico da Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS), revelou que mulheres obesas sofrem mais com os sintomas da menopausa, em particular os sintomas vasomotores (as populares ondas de calor, sudorese noturna, palpitações, vertigem, fadiga muscular). Os especialistas encontraram uma relação entre o índice de massa corporal (IMC) elevado e o aumento de outros problemas da menopausa, como dores articulares e musculares. O emagrecimento e a atividade física se mostraram eficientes para diminuir esses sintomas.

3) Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson, de Seatle, nos Estados Unidos, estimam que 25% dos cânceres são causados pelo sobrepeso e estilo de vida sedentário, por ex. câncer de endométrio, cólon, pâncreas e rins. Fatores de risco particularmente comuns em mulheres mais velhas. Obesidade e sedentarismo aumentam o risco de câncer por meio de vários mecanismos, como por ex. inflamações (evidenciadas através de diferentes biomarcadores inflamatórios, examinados no sangue), que levam à deterioração do DNA e à mutação de genes.
Um levantamento publicado no JAMA Oncology (revista americana de Oncologia) evidenciou que o excesso de peso durante a menopausa aumenta em especial o risco de câncer de mama em 58%. Para cada 5kg aumentados, o risco de uma mulher na pós-menopausa ter câncer de mama sobe em 12%!
Mais um motivo para controlar o peso através da alimentação e da atividade física regular! Ambos se provaram eficazes.

4) Busca suplementos? Sim! Tem algumas opções naturais, como por ex.:

  • Amora miúra, além de fonte de vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes, também é rica em fitormônios (substâncias com função semelhante ao estrogênio), contribuindo pela melhora da saúde hormonal da mulher e aliviando também os sintomas da menopausa, como se fosse uma reposição hormonal natural. 😉
  • Óleo de prímula, segundo um estudo publicado na General Gynecology em 2013, também ameniza as ondas de calor, que ficam menos frequentes e menos intensas, e melhora a vida sexual de mulheres menopausadas.
  • Pueraria mirifica, uma planta com propriedades rejuvenescedoras e rica em fitoestrogênios, muito eficaz para o tratamento do climatério, sintomas da menopausa, indicada também para a nutrição e rejuvenescimento da pele, além de auxiliar no aumento da libido em mulheres.
  • Red clover (do inglês, trevo vermelho), contém 4 fitoestrogênios com uma fraca atividade estrogênica, auxiliando a prevenir osteoporose e diminuindo os sintomas vasomotores durante a menopausa, como ondas de calor e suores noturnos. Possui ação vascular, podendo auxiliar também no controle da pressão arterial. Além disso, devido ao alto teor de cumarinas, diminui a coagulabilidade sanguínea.
  • Genisteína, uma isoflavona, também é um fitoestrógeno (substância natural similar ao estrogênio). É um grande aliado no tratamento da menopausa, podendo atuar de duas formas:
    • Quando há uma grande quantidade de estrogênio no organismo, como no período pré- menopausa, pode bloquear parcialmente seus efeitos indesejáveis. Como o estrógeno elevado pode aumentar o risco de várias formas de câncer, o uso regular de genisteína por mulheres na pré-menopausa pode ajudar a regular e reduzir esse risco.
    • Se há pouco estrogênio como na pós-menopausa, a genisteína pode parcialmente fazer uma compensação, prevenindo a osteoporose e o risco de doença cardíaca bem como alterações na mama. A genisteína se mostrou eficaz em aliviar sintomas da menopausa, incluindo depressão, calorões, insônia, irritabilidade, entre outros desconfortos.

👍 Super dicas pra conferir!!!

👉 Práticas diárias desintoxicantes e rejuvenescedoras

👉 Manual Prático Para a Jovialidade e Juventude Por Toda a Vida

👉 Gostamos muito de trabalhar com a farmácia de manipulação Tito Farma. Lá você encontra todos os suplementos que abordamos aqui. E eles enviam para todo o Brasil. o mais fácil é, quando entrar no site deles, digitar “menopausa” no campo de busca. 😉

E se você busca um programa mais abrangente para cuidar da sua saúde de forma natural, confira o programa Viva com Saúde da Drª. Angela Xavier, que realiza um lindo trabalho, com muita ética, competência e coerência.

Confira esse post também …

… no YouTube

… no Instagram

… no Facebook

… no Soundcloud

…no Daily Motion

Curta! Compartilhe! Leve essa mensagem a mais pessoas que, como você, buscam alcançar mais saúde e bem-estar através de um caminho natural e harmônico. 😉🤗

Fontes:

https://saude.abril.com.br/alimentacao/proteina-de-origem-vegetal-pode-evitar-a-menopausa-antes-da-hora/

https://saude.abril.com.br/medicina/mulheres-obesas-sofrem-mais-com-os-sintomas-da-menopausa/

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2012/12/08/interna_ciencia_saude,338208/estudo-mostra-que-alimentacao-saudavel-evita-cancer-apos-a-menopausa.shtml

Tags: | | | | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.