Detox – O que é e algumas recomendações
Afinal, o que é Detox?
Acumulamos toxinas progressivamente no organismo por causa do consumo de guloseimas e petiscos, principalmente alimentos industrializados, ricos em aditivos, conservantes, corantes e adoçantes, açúcar refinado, gorduras trans / hidrogenadas, álcool, cigarro e até mesmo poluição e estresse. 🍕🌭🍔🍟🍦🍰🍭🍩🍪🍾🍺🚭👎👎👎🤚
Alguns sintomas da intoxicação são dor de cabeça / enxaqueca, dificuldade de concentração, fadiga, má qualidade do sono, instabilidade de humor, problemas de digestão e funcionamento intestinal, inchaço, TPM, excesso de peso e medidas corporais, piora na qualidade da pele, cabelos e unhas, entre outros.
A desintoxicação ou destoxificação (“DETOX”) é o processo de eliminação dos excessos e das toxinas acumuladas no organismo. O principal foco é a limpeza hepática (ou seja, do fígado, principal órgão processador das toxinas). Esta limpeza do fígado melhora os sintomas mencionados acima. Além disso, com o organismo funcionando melhor, facilitamos o emagrecimento e a diurese (eliminação de líquidos pela urina).
“Suco verde” é sim sinônimo de “suco detox”, pois o pigmento que mais facilita esta limpeza é a clorofila, presente em alimentos verdes escuros. 🍵🌿
O suco pode ser consumido diariamente.
O melhor horário é em jejum, pois o estômago vazio facilita a absorção e utilização dos seus nutrientes.
Não coe o suco para não perder as valiosas fibras alimentares!
Beba o suco logo após preparar para aproveitar ao máximo os nutrientes. Em especial a vitamina C é volátil, ou seja, você perde boa parte dela se não consumir logo.
No entanto, vale ressaltar que só o suco detox tomado diariamente não fará milagres por você. É preciso associá-lo a uma alimentação balanceada num processo duradouro de reeducação alimentar.
Além disso, nem só de sucos vive a alimentação detox. Com alimentos desintoxicantes podemos montar um cardápio inteiro.
Alguns alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo de forma natural e saudável:
- Alimentos verdes escuros 🌿 (couve, salsinha, hortelã, salsão etc.) – ricos em ácido fólico, cálcio, ferro, potássio e carotenoides (precursores da vitamina A).
Suas fibras favorecem o trânsito intestinal.
A hortelã é rica também em fósforo e potássio, que exercem ação tônica e estimulante no aparelho digestivo. - Grãos germinados 🌿 – ricos em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, proteínas, ferro, enzimas, minerais, aminoácidos, fibras solúveis e insolúveis, alto teor de antioxidantes, pouco calóricos (combinação perfeita para quem quer perder peso); melhoram imunidade, disposição (física e emocional); não provocam flatulência; melhoram digestão e funcionamento intestinal; combatem a dislipidemia (colesterol alterado).
- Abacaxi 🍍 – diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado.
- Maçã 🍎 – rica em fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol no sangue. Recomendada nas afecções de estômago, bexiga e rins. Antiácida, ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, que retém líquidos no organismo.
- Gengibre – rico em vitamina B6, cobre, magnésio e potássio, cineol e gingerois; anti-inflamatório, antioxidante e bactericida, estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo. Contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. Rico em fibras, digestivo e refrescante.
- Limão e lima da pérsia 🍋 – ricos em vitamina C, ácido cítrico e d-limoneno, estimulam o funcionamento do fígado e a expulsão das toxinas.
- Laranja 🍊 – desintoxicante, auxilia no funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço.
- Berinjela 🍆 – muito digestiva, nutritiva e laxante ▶ indicada para indigestão e prisão de ventre.
- Melancia 🍉 – diurética, ajuda a limpar o organismo.
- Chás como de dente de leão ou chá verde 🍵 – rico em catequinas, que combatem a inflamação e os radicais livres e possuem efeito termogênico, ajudando a reduzir a concentração de gorduras no sangue.
- Mel – auxilia problemas de circulação e dos músculos.
- Alimentos integrais – ricos em fibras insolúveis, melhoram o funcionamento intestinal, ajudando a eliminar toxinas, potencializando a desinflamação e mantendo a pele saudável.
Os grãos integrais (quinoa, linhaça), além disso, possuem amidos resistentes (fibras que não são digeridas e agem promovendo a aceleração do trânsito intestinal) e ômega 3 (anti-inflamatório). - Salmão – rico em ômega 3, 6 e 9, com poderosa ação anti-inflamatória.
- Shitake – rico em ácido pantotênico (atua como cofator de outras vitaminas e ajuda na formação de hormônios e neurotransmissores) e oligoelementos (limpam o organismo).
- Durante o processo de desintoxicação, não é aconselhável comer carne vermelha ou outros tipos muito gordurosos, que têm a digestão muito lenta e provocam inflamação.
- Água de coco – poderoso antioxidante, combate radicais livres, tem alto potencial hidratante, estimula o funcionamento dos rins; possui vitaminas A, B1, B2 e B5, que atuam na desinflamação.
- Beba muuuuuita água 💧 – A maioria dos desequilíbrios orgânicos acontece no meio ácido. A ingestão de água ajuda a restabelecer o pH do organismo, fundamental para a desintoxicação. Ideal é água mineral com ORP negativo ou pH alcalino (acima de 8). Verifique no rótulo da garrafa.
💡 Dicas
E aqui tem muita coisa bacana para você conferir 😉
✔ Suco Detox – O Guia Completo
✔ Dieta Detox com Sucos Verdes – 132 Receitas e 4 Protocolos Detox
✔ Práticas diárias desintoxicantes e rejuvenescedoras
Agora, nossa “menina dos olhos” é o programa Detox de Corpo e Alma. 😍
Você pode escolher entre 4 alternativas, indo da mais básica e em conta para a mais completa e envolvendo um maior investimento:
✔ Programa Detox de Corpo e Alma
✔ Cardápio Nutri Energy (cardápio anti-inflamatório para você seguir depois do Programa Detox de Corpo e Alma)
✔ Programa Sirt 21 Dias (a famosa dieta que emagreceu Adele)
Todos esses cursos estão avaliados com nota máxima na Hotmart, plataforma onde são veiculados. 😍
Está com dificuldade de incluir hábitos detox no seu dia-a-dia corrido e confuso?
A Hinode lançou um suco verde em pó.
O Greenmax Clean.
Temos também parceria com várias farmácias de manipulação e fabricantes de suplementos.
Basta clicar em um dos ícones a seguir para ser direcionado ao site de cada um dos nossos parceiros. Coloque no campo de busca do site o termo “detox” e você encontrará tanto suplementos quanto produtos de uso tópico com efeito detox. 😉
E aqui algumas empresas especializadas em suplementos detox:
E se você busca um programa mais abrangente para cuidar da sua saúde de forma natural, confira o programa Viva com Saúde da Drª. Angela Xavier, que realiza um lindo trabalho, com muita ética, competência e coerência.
Confira esse post também …
… no YouTube
… no Instagram parte 1 e parte 2
… no Facebook parte 1 e parte 2
… no Soundcloud
…no Daily Motion
Curta! Compartilhe! Leve essa mensagem a mais pessoas que, como você, buscam alcançar mais saúde e bem-estar através de um caminho natural e harmônico. 😉🤗
Fontes:
- Ana Maria Figueiredo (nutricionista), http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/11388-11-alimentos-que-desintoxicam-seu-corpo-e-turbinam-a-sua-saude
- Cristiane Braga (nutróloga e dermatologista) & Izabella Fratezi (nutricionista), http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15834-dieta-detox-metodo-limpa-o-organismo-e-acelera-emagrecimento
- http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/22943-suco-detox-receitas-para-emagrecer-e-ter-energia
- http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br/index.php/saude-bem-estar/desvendando-o-suco-detox/
- http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-de-graos-germinados-e-como-fazer-em-casa/
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
3 Comentários
I was pretty pleased to discover this page. I need to to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely appreciated every bit of it and i also have you saved as a favorite to see new stuff on your web site.
Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon everyday. Its always useful to read through content from other authors and practice something from other sites.
Greetings! Very useful advice in this particular article! Its the little changes that will make the largest changes. Thanks a lot for sharing!